Várias pessoas que participaram de eventos na Fazenda Santa Margarida estão sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde
Surto de Febre Maculosa em Campinas: Número de Casos e Mortes
Um surto de febre maculosa em Campinas, São Paulo, acendeu alerta em todo o país. Até o momento, pelo menos 13 casos foram notificados em diversas cidades do estado, a maioria de pessoas que participaram de eventos na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio. Entre os casos notificados, cinco pessoas morreram, sendo a morte mais recente a de uma mulher de 58 anos de Americana. Campinas confirmou seu sexto caso, uma mulher de 38 anos internada em hospital particular.
Investigação e Monitoramento
As autoridades investigam ao menos cinco possíveis casos em Ortolândia, quatro em Santa Isabel (duas pessoas internadas), e dois em Jundiaí. Todos os 13 casos suspeitos aguardam resultados de laudos do Instituto Adolfo Lutz. A Fazenda Santa Margarida entregou um plano de enfrentamento e comunicação contra a doença, e as obras de melhoria na área do estacionamento (provável local de contaminação) devem começar em breve. O número de casos pode aumentar, uma vez que há casos suspeitos em investigação.
Cenário Estadual e Medidas Preventivas
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, foram registrados 19 casos de febre maculosa em 2023, com 9 mortes, incluindo o surto de Campinas. Em 2022, foram 63 casos e 44 mortes; em 2021, 87 casos e 48 mortes. Em Ribeirão Preto, casos notificados este ano foram descartados. No entanto, o Parque Mário Ilho Biage chegou a ficar fechado devido à infestação de carrapatos, e placas alertando sobre a febre maculosa foram instaladas. O Parque Olhos d’Água permanece fechado desde 2021 pelo mesmo motivo.
Leia também
O surto de febre maculosa em Campinas destaca a importância da prevenção e vigilância. A expectativa é que os resultados dos laudos do Instituto Adolfo Lutz esclareçam melhor a situação e permitam ações mais eficazes no combate à doença.


