CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Surto de febre maculosa em Campinas já soma cinco mortes

Várias pessoas que participaram de eventos na Fazenda Santa Margarida estão sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde
febre maculosa Campinas
Várias pessoas que participaram de eventos na Fazenda Santa Margarida estão sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde

Várias pessoas que participaram de eventos na Fazenda Santa Margarida estão sendo monitoradas pela Secretaria da Saúde

Surto de Febre Maculosa em Campinas: Número de Casos e Mortes

Um surto de febre maculosa em Campinas, São Paulo, acendeu alerta em todo o país. Até o momento, pelo menos 13 casos foram notificados em diversas cidades do estado, a maioria de pessoas que participaram de eventos na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio. Entre os casos notificados, cinco pessoas morreram, sendo a morte mais recente a de uma mulher de 58 anos de Americana. Campinas confirmou seu sexto caso, uma mulher de 38 anos internada em hospital particular.

Investigação e Monitoramento

As autoridades investigam ao menos cinco possíveis casos em Ortolândia, quatro em Santa Isabel (duas pessoas internadas), e dois em Jundiaí. Todos os 13 casos suspeitos aguardam resultados de laudos do Instituto Adolfo Lutz. A Fazenda Santa Margarida entregou um plano de enfrentamento e comunicação contra a doença, e as obras de melhoria na área do estacionamento (provável local de contaminação) devem começar em breve. O número de casos pode aumentar, uma vez que há casos suspeitos em investigação.

Cenário Estadual e Medidas Preventivas

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, foram registrados 19 casos de febre maculosa em 2023, com 9 mortes, incluindo o surto de Campinas. Em 2022, foram 63 casos e 44 mortes; em 2021, 87 casos e 48 mortes. Em Ribeirão Preto, casos notificados este ano foram descartados. No entanto, o Parque Mário Ilho Biage chegou a ficar fechado devido à infestação de carrapatos, e placas alertando sobre a febre maculosa foram instaladas. O Parque Olhos d’Água permanece fechado desde 2021 pelo mesmo motivo.

O surto de febre maculosa em Campinas destaca a importância da prevenção e vigilância. A expectativa é que os resultados dos laudos do Instituto Adolfo Lutz esclareçam melhor a situação e permitam ações mais eficazes no combate à doença.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.