Atividades foram interrompidas na escola do Residencial Peres Elias e salas foram fechadas na creche do Jardim do Palermo
Duas creches em Franca (SP) suspenderam as atividades até segunda-feira devido a um surto de escabiose, popularmente conhecida como sarna humana. Uma unidade, localizada no Residencial Pérez Elias, foi completamente fechada após 25 casos confirmados da doença. Outra, no Residencial Palermo, teve três salas fechadas com nove casos confirmados.
Surto de Sarna e Suspensão das Aulas
A Vigilância Sanitária de Franca recomendou a suspensão das atividades para garantir a limpeza e higiene adequadas, além do monitoramento das crianças afetadas. O chefe da Vigilância Sanitária, Caio César Carvalho, explicou que a rápida proliferação da doença em várias salas levou à decisão de suspender as aulas para conter o avanço da escabiose e iniciar a desinfecção das unidades.
Escabiose: Transmissão e Tratamento
A sarna humana é uma doença contagiosa causada por um ácaro, provocando coceira intensa e infecções na pele. A transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados, de pessoa para pessoa. O tratamento inclui o uso de pomadas, loções, sabonetes e medicamentos, além da esterilização das roupas. As crianças diagnosticadas estão recebendo tratamento e os pais estão sendo orientados para evitar a contaminação.
Leia também
Prevenção e Outros Surtos em Franca
A suspensão das aulas em Franca por conta da sarna se soma a outros surtos recentes na região, como o surto de doença mão-pé-boca e casos de Dengue em outras cidades próximas. A medida de suspender as atividades visa conter a rápida disseminação da doença em ambientes com crianças, permitindo que as unidades sejam devidamente higienizadas e que as crianças retornem às aulas o mais breve possível.



