Quadrilha enganava idosos principalmente do Sumarezinho e no Ipiranga; pelo menos três criminosos ainda estão foragidos
A Polícia Civil de Ribeirão Preto prendeu, nesta tarde, dois suspeitos de integrarem a gangue do cupim, que aplicava golpes em idosos na cidade. A prisão foi possível graças a denúncias de vizinhos que reconheceram o modus operandi dos criminosos após reportagens divulgadas pela imprensa local.
Como Agia a Gangue do Cupim
Segundo o delegado Luiz Geraldo Dias, da Delegacia do Idoso, o golpe consistia em abordar as vítimas em suas residências, geralmente idosos, e simular uma infestação de cupins. Os criminosos, utilizando-se de equipamentos e produtos químicos, convenciam as vítimas de que suas casas estavam condenadas e prestes a desabar. Em seguida, ofereciam um “serviço” para solucionar o problema, cobrando valores exorbitantes ou subtraindo dinheiro e objetos de valor.
Prisão em Flagrante e Denúncias
No caso mais recente, os criminosos abordaram um casal de idosos nos Campos Elíseos. No entanto, vizinhos que haviam assistido a reportagens sobre o golpe desconfiaram da ação e acionaram a Polícia Militar, que prendeu dois dos suspeitos em flagrante. Os presos, naturais de Uberaba (MG), foram autuados por estelionato e crime contra a saúde pública, já que utilizavam veneno sem conhecimento técnico, colocando em risco a saúde das vítimas e vizinhos.
Leia também
Incentivo à Denúncia
O delegado Luiz Geraldo Dias encoraja outras vítimas a denunciarem, mesmo que se sintam envergonhadas. Ele ressalta que a participação da sociedade e da imprensa é fundamental para coibir esse tipo de crime, que geralmente atinge pessoas idosas em horários de menor movimentação nas residências. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 181 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar) ou 3610-6067 (Delegacia do Idoso), além do e-mail [email protected].
A ação rápida da polícia e a colaboração da comunidade foram cruciais para retirar esses indivíduos de circulação, protegendo a população idosa de Ribeirão Preto.



