Diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabile, comenta as novas medidas de liberação das máscaras em lugares abertos
Nesta quarta-feira, o uso de máscaras em ambientes abertos em São Paulo foi tema de debate na CBN. A expectativa era de que o governo estadual anunciasse a flexibilização da medida, seguindo o exemplo de outras cidades como o Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.
Opiniões Divergentes sobre a Flexibilização
O ouvinte Edivaldo, participante do programa, defendeu a liberação total do uso de máscaras em todo o estado. Já o pesquisador e diretor da Fiocruz, Rodrigo Stabili, trouxe uma perspectiva mais cautelosa. Ele destacou a importância de analisar a situação sob duas óticas: a política (considerando o ano eleitoral) e a da saúde pública.
Dados e Análises
Apesar da redução significativa no número de casos e óbitos nas últimas semanas (42% e 32%, respectivamente), Stabili alertou para a necessidade de cautela. Ele lembrou que reduções similares já ocorreram em outros momentos da pandemia, seguidas por novas ondas de contágio. O especialista enfatizou a eficácia das máscaras na prevenção da Covid-19, protegendo de 80% a 95% contra a infecção, e criticou a normalização das mortes pela doença.
Leia também
Considerações Finais
Stabili reforçou a importância do uso consciente de máscaras, principalmente em ambientes fechados e com aglomerações. Ele argumentou que a vacinação protege contra formas graves da doença e a morte, mas não impede a transmissão. A decisão da prefeitura de Ribeirão Preto de flexibilizar o uso de máscaras foi considerada precipitada, dada a persistência da pandemia e a possibilidade de novos eventos de aglomeração, como o carnaval, impactarem nos números.



