Confira quais são os atores e filmes favoritos a conquistar as estatuetas; ouça a coluna ‘Cinema’ com Marcos de Castro
Neste domingo, acontece a cerimônia mais importante do cinema mundial: o Oscar. Para discutir as expectativas em torno da premiação, conversamos com o ator e crítico de cinema Marcos de Castro.
Previsibilidade ou Surpresas?
Segundo Marcos, a premiação deste ano pode seguir dois caminhos: ser completamente previsível nas categorias principais ou apresentar reviravoltas surpreendentes. Ele destaca a forte concorrência em categorias como Melhor Filme, Ator e Atriz, onde alguns favoritos já vêm ganhando prêmios pré-Oscar, como Ataque dos Cães e King Richard.
Destaques e Possíveis Zeppelins
Na categoria Melhor Ator, Will Smith é o grande favorito por sua atuação em King Richard. Para Melhor Atriz, a disputa está acirrada entre Kristen Stewart (Spencer) e Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), com a primeira tendo ganhado diversos prêmios da crítica, mas não os pré-Oscar. Na direção, Jane Campion (Ataque dos Cães) é apontada como favorita, reconhecida por sua trajetória e filmes anteriores. Marcos também comenta sobre a possibilidade de Belfast surpreender e levar o prêmio de Melhor Filme, comparando-o ao sucesso de Roma em anos anteriores.
Leia também
Em relação aos chamados “blockbusters”, Marcos acredita que os prêmios técnicos provavelmente irão para os filmes que demonstram maior excelência tecnológica, e que o filme japonês Drive My Car é o favorito para Melhor Filme Internacional.
Marcos finaliza expressando sua expectativa por uma noite com algumas surpresas, especialmente se Kristen Stewart vencer como Melhor Atriz, considerando sua atuação excepcional em Spencer. Ele destaca a evolução na carreira de Stewart e Robert Pattinson, ambos atores da saga Crepúsculo, mostrando como ambos superaram o preconceito inicial em torno da franquia e buscaram novos desafios na atuação.



