CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tabagismo é tema do Almanque CBN

Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (4)
Tabagismo
Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (4)

Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (4)

Em Ribeirão Preto, a Secretaria da Saúde oferece cinco núcleos de tratamento para o tabagismo. Se você é fumante e deseja parar, mas não consegue sozinho, o serviço público de saúde pode te ajudar. O primeiro passo é querer abandonar o cigarro e procurar ajuda.

Como Buscar Ajuda em Ribeirão Preto

Se você mora em Ribeirão Preto e quer parar de fumar, procure um dos centros de saúde listados abaixo. Não é necessário encaminhamento médico. Basta ir pessoalmente a uma das unidades, informar seu nome completo, número do RG e telefone para contato. Você será chamado para participar de um grupo de tratamento.

  • Centro de Saúde Escola da Rua Cuiabá
  • Pronto Socorro Central (Rodoviária)
  • UBS Vila Virgínia (Rua Franco da Rocha, Vila Virgínia)
  • NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) da Rua Minas
  • CAPS 3 (Rua Pará)

O Tratamento e a Abstinência

O tratamento é realizado em grupo, com consultas individualizadas. O foco é abordar os aspectos comportamentais e psicológicos do vício, que não podem ser tratados com medicamentos. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece gratuitamente medicamentos de primeira linha, como reposição de nicotina e antidepressivos, que auxiliam na cessação do tabagismo.

A síndrome de abstinência, caracterizada por irritação e insônia, é um dos maiores desafios para quem tenta parar de fumar. No entanto, com o uso de medicações adequadas, essa síndrome pode ser minimizada, tornando o processo mais fácil. Hoje, com os recursos disponíveis, parar de fumar é uma questão de escolha.

Benefícios Imediatos e a Longo Prazo

Parar de fumar traz benefícios imediatos, como o aumento da autoestima. A curto prazo, a pessoa pode sentir um desconforto inicial, como tosse, que é um sinal de limpeza dos pulmões. A longo prazo, a capacidade pulmonar melhora, a pele fica mais saudável e os riscos de doenças cardiovasculares e pulmonares diminuem, igualando-se aos de pessoas que nunca fumaram.

Em um estudo com médicos ingleses, foi constatado que, após 10 a 20 anos sem fumar, o risco de câncer de pulmão se igualava ao de não fumantes. Mesmo após parar, é importante manter acompanhamento médico semestral por pelo menos cinco anos.

A decisão de abandonar o cigarro é um passo importante para uma vida mais saudável. Se você é fumante, procure ajuda e dê o primeiro passo em direção a um futuro livre do tabagismo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.