CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Tabagismo: o maior vilão da saúde cardiovascular

Cardiologista Fernando Nobre fala dos impactos do cigarro no organismo; ouça a coluna 'CBN Saúde'
Tabagismo saúde cardiovascular
Cardiologista Fernando Nobre fala dos impactos do cigarro no organismo; ouça a coluna 'CBN Saúde'

Cardiologista Fernando Nobre fala dos impactos do cigarro no organismo; ouça a coluna ‘CBN Saúde’

O tabagismo sempre foi um grave problema de saúde pública, e com o advento dos vapes, essa questão se tornou ainda mais preocupante. Uma pesquisa recente realizada em parceria com a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo e o laboratório de toxicologia da Faculdade de Medicina da USP analisou o perfil de usuários de cigarros eletrônicos em diversas cidades paulistas.

Perfil do Usuário de Vape

O estudo, que entrevistou mais de 9 mil pessoas e analisou amostras de saliva de 417 usuários exclusivos de vapes, revelou um perfil predominantemente jovem. Quase 60% dos participantes tinham entre 18 e 25 anos, e 75% tinham até 35 anos. A maioria (60%) nunca havia fumado cigarros convencionais, enquanto 40% eram ex-fumantes que usaram o vape como método de cessação ou continuaram a usar após parar de fumar.

Riscos à Saúde e Dependência

A pesquisa apontou altos níveis de nicotina e cotinina na saliva dos usuários, com quase 15% apresentando níveis de cotinina acima de 400 nanogramas – quase seis vezes mais que um fumante de 20 cigarros por dia. A frequência de uso estava diretamente relacionada à dependência, com usuários diários apresentando maior dependência e níveis mais elevados de nicotina e cotinina. Além disso, a pesquisa evidenciou alta incidência de ansiedade (quase 30%) e asma entre os usuários, indicando impactos negativos na saúde mental e física, mesmo em curto prazo. Cerca de 20% dos participantes relataram piora na saúde após o uso do vape, incluindo aqueles que nunca haviam fumado antes.

Implicações Sociais e Econômicas

O estudo também revelou que o uso de vapes é mais prevalente entre pessoas de classe média alta, brancas e com maior escolaridade. Embora 60% dos usuários se mostrem favoráveis à regulamentação do produto, a pesquisa destaca a necessidade de campanhas de conscientização para alertar a população sobre os riscos do uso de cigarros eletrônicos. A disseminação do hábito para grupos de menor renda pode sobrecarregar o sistema público de saúde com problemas de saúde que poderiam ser evitados.

Em suma, a pesquisa demonstra a gravidade dos riscos associados ao uso de cigarros eletrônicos, reforçando a importância de políticas públicas que visem à prevenção e ao controle do consumo desses produtos, protegendo a saúde da população.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.