Tilápia, principal peixe exportado aos Estados Unidos, pode ter aumenta na oferta do mercado interno; dono de peixaria comenta
O governo americano anunciou uma tarifa de 50% sobre a tilápia brasileira, impactando fortemente as exportações do país para os EUA. A medida, parte de um pacote de taxações, entra em vigor em 6 de atrássto e gera incertezas no setor.
Impacto no Mercado Brasileiro
Com cerca de 90% da tilápia brasileira exportada para os EUA, a tarifa deve causar uma queda significativa nas vendas externas. A consequência esperada é um aumento da oferta interna, com possível redução de preços para o consumidor. Oswaldo Galo, dono de uma peixaria em Ribeirão Preto, comenta que a queda de preços dependerá da confirmação da tarifa e da reação dos fornecedores, impactando o planejamento de compras e podendo gerar problemas de estoque.
Leia também
Negociações e Expectativas
O governo brasileiro e empresários do setor estão negociando com os EUA para reverter a tarifa. A expectativa é que, caso a tarifa se mantenha, o preço da tilápia ao consumidor possa cair até 20%. A indefinição, no entanto, gera incertezas para comerciantes e produtores, que aguardam posicionamentos dos fornecedores para definir seus próximos passos.
Um Olhar Sobre o Setor
Vale destacar que outros pescados não devem ser afetados, já que a tilápia concentra quase a totalidade das exportações brasileiras para os EUA. A tilápia (Oreochromis niloticus), também conhecida como São Pedro, é um peixe de grande importância para a economia brasileira. Embora uma maior oferta interna possa beneficiar o mercado nacional, a situação atual gera instabilidade para o setor.



