CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tarifaço dos EUA força exportadores brasileiros a buscar novos mercados

Tarifaço dos EUA força exportadores brasileiros a buscar novos mercados
exportadores brasileiros
Tarifaço dos EUA força exportadores brasileiros a buscar novos mercados

Tarifaço dos EUA força exportadores brasileiros a buscar novos mercados

Oferecimento: Copercana, referência em cooperativismo e cicóbico. Acred. Invista em RDC LCA com quem entende do assunto.

Impacto das Novas Tarifas dos EUA nas Exportações Brasileiras

As recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos estão forçando o Brasil a repensar suas estratégias de comércio exterior. Um estudo recente, intitulado “Diversificação de Mercados por Estados Brasileiros”, revela que produtos importantes como o café de Minas Gerais, o ferro e o aço do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e os pescados do Ceará, que tinham nos EUA seus principais compradores, atrásra precisam urgentemente encontrar novos mercados.

Dependência e Novos Destinos Potenciais

O levantamento destaca a forte dependência de alguns estados em relação ao mercado americano. Minas Gerais, por exemplo, exportou US$ 1,5 bilhão em café para os Estados Unidos em 2024, o que representa 80% do total vendido pelo Brasil. Espírito Santo e Rio de Janeiro também enviam praticamente todo o seu ferro e aço para o país norte-americano. O Sudeste é a região brasileira mais vulnerável, com São Paulo tendo 19% de sua pauta voltada para os EUA.

O estudo não se limita a identificar o problema, mas também aponta 195 produtos que podem ser direcionados para outros mercados. Para o café mineiro, os principais destinos potenciais incluem Holanda, Alemanha, Espanha e Japão. São Paulo, com uma pauta mais diversificada, tem 20 produtos com alternativas na União Europeia e na América Latina.

Plano Brasil Soberano e Apoio às Empresas

O estudo se alinha ao Plano Brasil Soberano do governo federal, que disponibiliza R$ 30 bilhões em linhas de crédito com juros acessíveis através do fundo garantidor de exportações. O objetivo é oferecer suporte financeiro, preservar empregos e assegurar a competitividade do país nos mercados internacionais, especialmente para pequenas e médias empresas impactadas pelas novas tarifas.

Este cenário desafiador exige adaptação e busca por novas oportunidades no mercado global.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.