Índice teve ligeira alta desee 16 de julho, quando estava em 0,64%; com esses dados a DRS XIII ocupa a 14ª posição no estado
Taxa de transmissão da Covid-19 em Ribeirão Preto
A taxa de retransmissão do novo coronavírus (Rt) na região de Ribeirão Preto está próxima do limite, mas ainda sob controle, segundo pesquisa conjunta da USP, Unesp e Fapesp. Dados de quarta-feira (atualize com a data correta se necessário) apontam índice de 0,96, indicando provável controle da transmissão. Índices acima de 1 significam aumento na disseminação do vírus.
Estabilidade e Tendências
A região registra estabilidade na Rt desde 29 de julho, com índice em torno de 0,9. No entanto, observa-se crescimento desde 16 de julho, quando o índice era de 0,64. Apesar da alta, os números permanecem abaixo do limite crítico. Em janeiro, o pico da Rt chegou a 1,72, significando que cada 100 pessoas infectadas transmitiam o vírus para outras 172.
Comparação Regional
Com Rt de 0,96, Ribeirão Preto ocupa a 14ª posição no estado de São Paulo. Barretos apresenta o mesmo índice, enquanto Franca registra 0,88, na 12ª posição. A situação demonstra a importância da vigilância contínua e da manutenção das medidas preventivas para evitar um novo aumento nos casos.
Leia também
A taxa de transmissão do vírus na região de Ribeirão Preto, embora próxima do limite, permanece controlada. A estabilidade observada nos últimos meses é um sinal positivo, mas a tendência de alta recente exige monitoramento constante e a adoção de medidas preventivas para evitar um novo surto.


