Índice aponta como está a proliferação dos vírus nas cidades; quem explica o RT é o pesquisador da USP e Unesp Wallace Casaca
A pandemia de coronavírus trouxe consigo a necessidade de monitorar diversos dados e indicadores para entender sua evolução e impacto nas cidades. Um número crucial é o Rt, a taxa de retransmissão do vírus, calculada por pesquisadores do Infotracker, um consórcio de universidades brasileiras.
Rt e Tempo Médio de Solução de Casos
Em Ribeirão Preto, por exemplo, o Rt de 0,85 sugere controle da doença. No entanto, o tempo médio para solução de casos é de 19 dias, um tempo considerável que posiciona a cidade como a quinta do estado com maior demora no tratamento. Esses dados, acessíveis no Infotracker, fornecem uma visão mais completa da situação.
O Trabalho do Infotracker na Compilação de Dados
O Infotracker acompanha 92 cidades paulistas, coletando dados diretamente dos boletins epidemiológicos. As informações são transcritas, compiladas e processadas para gerar indicadores como o Rt, número de internações e casos suspeitos. A atualização do Rt é semanal, enquanto outros dados são atualizados diariamente. A utilização de algoritmos, inclusive de inteligência artificial, garante a precisão das informações, apesar do tempo necessário para processamento.
Leia também
Importância da Transparência e Dados Precisos
A precisão dos dados depende da transparência das prefeituras. A interrupção do fornecimento de informações, como o número de testes descartados, prejudica a acurácia dos algoritmos e a capacidade de projeção. A disponibilidade de dados precisos é crucial para a tomada de decisões eficazes no combate à pandemia, auxiliando o poder público em suas estratégias e permitindo um acompanhamento mais preciso da situação epidemiológica.
A colaboração entre o poder público e o meio acadêmico, por meio de iniciativas como o Infotracker, demonstra a importância da união de esforços para enfrentar a pandemia. A transparência e a disponibilidade de dados confiáveis são fundamentais para que a população e os gestores públicos possam tomar decisões embasadas em informações precisas e atualizadas.



