CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taxação estadunidense faz produtores e empresas brasileiras explorarem novos mercados

Taxação estadunidense faz produtores e empresas brasileiras explorarem novos mercados
Taxação estadunidense
Taxação estadunidense faz produtores e empresas brasileiras explorarem novos mercados

Taxação estadunidense faz produtores e empresas brasileiras explorarem novos mercados

Giro do Agro, com oferecimento Co-percana, referência em cooperativismo. Acredi, invista em RDC e LCA com quem entende do assunto.

As indústrias do setor do agronegócio na região de Ribeirão Preto estão colhendo os frutos das vendas para novos mercados internacionais, impulsionadas inicialmente pela taxação dos Estados Unidos, que limitou as exportações. Apesar da possibilidade de um fim próximo a essa tarifa, após uma reunião entre o presidente Lula e Donald Trump, as empresas da região souberam aproveitar os desafios para explorar novas oportunidades.

Expansão para a América Central

Uma indústria de máquinas de Ribeirão Preto é um exemplo notável. Especializada em equipamentos para canaviais e máquinas pesadas, a empresa atrásra expande suas operações para a América Central. Segundo Douglas Lombard, gerente comercial da empresa, o objetivo é investir na expansão contínua e alcançar mercados ainda mais distantes. O primeiro cliente em um novo mercado é visto como um cliente de referência, permitindo a expansão para outros clientes com base em dados concretos de economia e disponibilidade.

Impacto nas Exportações Regionais

As exportações têm gerado um faturamento significativo para as empresas da região de Ribeirão Preto. No primeiro semestre deste ano, a movimentação financeira atingiu quase 1,6 bilhão de dólares, um número acompanhado de perto pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Esses números refletem o peso das exportações na balança comercial da região.

Crescimento e Potencial Futuro

De acordo com o CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), os dados apontam para um aumento de 1 bilhão e 200 milhões de dólares no primeiro semestre, somente na região. Esse aumento indica um influxo maior de capital estrangeiro na indústria local, especialmente no setor do agronegócio. Everton Mestre, coordenador de negócios exteriores do CIESP, acredita que há um longo caminho a percorrer, com potencial para dobrar ou triplicar esses números, considerando as indústrias em cidades como Sertãozinho e Jaboticabal.

O potencial da região para aumentar o volume de produtos exportados é considerável. A capacitação dos empresários para fechar grandes negócios em outros países também é crucial. Com um dólar relativamente estável, o cenário é favorável tanto para exportações quanto para importações, apresentando uma grande oportunidade para as empresas buscarem clientes no exterior, especialmente considerando a situação econômica brasileira atual.

O cenário demonstra a capacidade de adaptação e o potencial de crescimento do agronegócio na região, impulsionado pela busca por novos mercados e pela valorização dos produtos locais no cenário internacional.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.