Pais e alunos podem registrar reclamações ou sugestões pelo celular e tablets
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) lançou o aplicativo “Olho na Escola”, primeira iniciativa de uma série que visa fortalecer o controle social por meio da tecnologia. A ferramenta permite que pais, alunos e funcionários de 12 mil escolas estaduais e municipais enviem denúncias, sugestões, reclamações ou elogios diretamente de seus celulares e tablets.
Como funciona o aplicativo
De acordo com o presidente do TCE, Antônio Roque Cittadini, o processo é totalmente automatizado. Ao enviar uma mensagem (texto, foto ou vídeo), o usuário recebe um comunicado e acompanha o andamento da sua solicitação. Os gestores escolares têm 15 dias para responder, e o TCE monitora cada caso. Após a resposta, o usuário pode avaliar o atendimento. Problemas persistentes serão encaminhados para as contas do município e considerados em julgamentos posteriores.
Expansão para outras áreas
Após a implantação bem-sucedida na área da educação, o TCE pretende expandir o uso da tecnologia para outros setores, com o setor de saúde já sendo considerado como a próxima área de foco. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Leia também
Com o “Olho na Escola”, o TCE busca promover a transparência e a participação cidadã na gestão pública, utilizando recursos tecnológicos para otimizar o controle social e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.



