Gestores poderão avaliar o lugar onde trabalham e descobrir pontos para melhorar problemas de corrupção
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com diversas entidades, lança hoje o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. A iniciativa, que será apresentada às 10h da manhã e transmitida online, visa fortalecer a transparência e o combate à corrupção em órgãos públicos.
Como funciona o programa?
O programa oferece aos gestores públicos (prefeitos, secretários municipais, responsáveis por postos de saúde, entre outros) uma plataforma online para autoavaliação de seus órgãos. A ferramenta identifica pontos vulneráveis à corrupção, fornecendo sugestões de melhorias, propostas de ações, treinamentos e indicação de parcerias. São mais de 18 mil instituições públicas brasileiras que podem se beneficiar da iniciativa.
Combate à corrupção no Brasil
Este programa se soma à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, vigente desde 2003 e que já conta com a participação de mais de 90 instituições dos governos federal, estadual e municipal. O objetivo é reduzir o mau uso do dinheiro público e fortalecer a gestão eficiente dos recursos.
Leia também
As inscrições são gratuitas e limitadas a 5 mil vagas, podendo ser realizadas no site do TCU (tcu.gov.br). O lançamento oficial poderá ser acompanhado pelo canal do TCU no YouTube. A expectativa é que as ferramentas disponibilizadas contribuam efetivamente para a prevenção e o combate à corrupção no país.



