CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Teatro de Arena é reaberto neste sábado (2) e tem show gratuito neste domingo

Local, inaugurado em 1969, é ponto de referência para a cultura na cidade e na região; apresentação é da cantora Rachel Reis
Teatro de Arena é reaberto neste
Local, inaugurado em 1969, é ponto de referência para a cultura na cidade e na região; apresentação é da cantora Rachel Reis

Local, inaugurado em 1969, é ponto de referência para a cultura na cidade e na região; apresentação é da cantora Rachel Reis

Ribeirão Preto celebrou a reabertura do Teatro de Arena, o maior espaço teatral da cidade em número de lugares. Após anos de intermitência nas atividades, a casa voltou a receber público com intervenções que modernizaram a estrutura sem apagar a memória dos espetáculos que marcaram gerações.

Histórico e importância cultural

Inaugurado em 1969 e conhecido como Jaime Ziegger, o Teatro de Arena completa 55 anos desde sua construção, resultado de pesquisas realizadas na Europa e no Oriente Médio para escolher um local que favorecesse a acústica. Projetado numa meia-encosta numa área de cerca de 6 mil metros quadrados, foi o primeiro teatro de arena do interior paulista e estreou com uma peça da Antiguidade grega.

Ao longo das décadas, a casa recebeu festivais e shows que entraram na memória coletiva: do festival de blues a apresentações de bandas e artistas como Os Mutantes, Cachorro Grande, Raimundos, Paulinho da Viola e A Banda Mais Bonita da Cidade, além de ciclos de teatro e oficinas. Segundo o secretário de Cultura, Pedro Leão, seria preciso “muitas horas” para relembrar todos os nomes que passaram pelo palco.

Reforma, infraestrutura e acessibilidade

O teatro passou por uma série de intervenções técnicas: renovação total das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de cabine de som, nova plataforma elevatória que tornou o acesso 100% acessível, instalação de portão e área de acesso de retaguarda para facilitar a produção, além de uma caixa d’água maior e mais potente. A obra prometeu manter a essência arquitetônica da casa, ao mesmo tempo em que modernizou sua estrutura.

A nova fachada, assinada pela artista plástica Bianca Rabibi, foi concebida para respeitar o paisagismo do Morro do São Bento e recebeu as aprovações necessárias por estar em área de entorno de tombamento.

Programação de reabertura e distribuição de ingressos

Para marcar a retomada, a prefeitura anunciou uma programação já prevista até julho e informou que abrirá em breve edital para ocupação do segundo semestre de 2024. A retomada das atividades também é vista pela gestão como um estímulo à economia criativa local, com impacto positivo em receitas e movimentação cultural do município.

O primeiro espetáculo após a reabertura será da cantora e compositora baiana Raquel Reis, que mistura ritmos como pagodão e afrobeat. O show acontece no domingo, às 18h30, com entrada gratuita. Serão disponibilizados 2 mil ingressos, que começam a ser distribuídos uma hora antes, às 17h30, no Teatro Municipal, localizado em frente, no Morro do São Bento.

Com a reabertura do Teatro de Arena, a cidade recupera um equipamento importante para a cena cultural regional, atrásra equipado para receber espetáculos com maior conforto, acessibilidade e segurança, ao mesmo tempo em que preserva sua trajetória artística.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.