Prática aliada a substituição de defensivos químicos por biológicos garante aumento de produtividade de até 75% segundo produtor
O programa Epeagro discutiu a produção de morangos e uvas, abordando desafios e sucessos na safra.
Desafios na produção de uva
A colheita de uva apresentou queda de 20% em relação ao ano passado, devido às fortes chuvas que favoreceram o aparecimento de fungos. No entanto, alguns produtores, como Luiz Roberto Lorenzato, em Tuverava, tiveram aumento na produtividade (75%) ao substituir defensivos químicos por biológicos. A técnica da dupla poda, desenvolvida pela Epamig, também se mostrou eficaz, permitindo colheita no inverno e aumento na produção (9 toneladas, quase o triplo do ano passado em uma vinícola em Cravinhos).
A dupla poda e suas vantagens
A pesquisa da Epamig, iniciada em 2005, focou em transferir a colheita do verão chuvoso para o inverno seco, proporcionando condições ideais de luminosidade, solo seco e amplitude térmica para a síntese de açúcar e compostos que garantem a qualidade do vinho. Essa técnica revolucionou o cultivo no Sudeste, levando à criação da Amprovin, associação com 44 produtores em 31 municípios e 6 estados.
Leia também
Morangos e Agricultura Familiar
A região de Ribeirão Preto tem se destacado na produção de vinhos finos, atraindo também o turismo rural. No sul de Minas Gerais, o cultivo de morango se mostra uma alternativa para pequenos agricultores, como Leiliane Cássia de Faria Pereira, em Pouso Alegre, que concilia a produção com os cuidados familiares. O cultivo de morango, pela sua necessidade de pouca área e mão de obra, é uma importante fonte de renda para a agricultura familiar, representando 70% dos alimentos consumidos no país, segundo o IBGE.