Procedimento acelera a recuperação e melhora os resultados do tratamento dos pacientes
A tecnologia 3D revolucionou a ortopedia, permitindo planejamentos cirúrgicos mais precisos e eficazes. Um exemplo disso é o caso de Guilherme, que sofreu um acidente e fraturou a clavícula.
Recuperação com Impressão 3D
Após uma primeira cirurgia com resultado insatisfatório, Guilherme apresentava clavícula saltada e torta, além de dor e comprometimento estético. A solução veio com o uso da impressão 3D, que permitiu um planejamento pré-operatório detalhado.
Planejamento Pré-Cirúrgico e Resultados
Utilizando uma tomografia da clavícula de Guilherme, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas, criou uma réplica 3D do osso. Isso permitiu aos médicos simular a cirurgia, definindo com precisão os cortes e a colocação da placa. O procedimento, que durou apenas meia hora (contra uma hora ou mais sem o planejamento 3D), proporcionou a Guilherme a recuperação da mobilidade e estética da clavícula.
Leia também
- Imunoterapia para tratamento de alergias: Já ouviu falar sobre “imunoterapia”? Tratamento pode ser chave para lidar com alergias
- Cursos gratuitos tecnologia qualifica sp: Programa Qualifica SP abre vagas para cursos na área de tecnologia
- Saque fgts para tratamento autismo: Valores do FGTS podem ser utilizados para o tratamento de doenças graves de dependentes
Tecnologia de Ponta e Acesso à Saúde
A tecnologia de impressão 3D em ortopedia, com quase 20 anos de existência, já beneficiou mais de 5.400 pacientes. Financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, essa iniciativa demonstra o potencial da tecnologia para melhorar o tratamento e a qualidade de vida de pacientes, como Guilherme, que pôde se beneficiar desse avanço para solucionar seu problema.


