Desenvolvida em parceria com empresa, iniciativa promete tornar análise de qualidade de ração até 10 vezes mais barata
Tecnologia Brasileira Barateia Análise de Rações para Peixes
Uma nova tecnologia desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, promete revolucionar a análise da qualidade de rações para peixes. O método, apresentado na semana passada, reduz em dez vezes o custo em comparação com os métodos tradicionais, além de ser mais rápido, sustentável e não gerar resíduos químicos.
Método Sustentável e Eficiente
O analista da Embrapa, Avelar Ferreira, explicou que a tecnologia, baseada em espectroscopia de infravermelho próximo, é uma tendência mundial, já utilizada na medicina para diagnósticos. Ela permite a análise da composição bromatológica das rações, medindo teores de gordura, fibras e proteínas, informações cruciais para fabricantes e produtores.
Disponibilidade e Custo-Benefício
A tecnologia utiliza um espectrômetro de infravermelho próximo, com custo aproximado de R$ 400 mil. Apesar do investimento inicial, o retorno é rápido para os fabricantes de rações, com o equipamento se pagando em cerca de dois meses devido à rapidez e à eliminação de custos com reagentes. O modelo foi validado com rações de 14 fabricantes brasileiros, considerando diferentes espécies de peixes e fases de desenvolvimento, garantindo robustez e confiabilidade. A tecnologia estará disponível para aquisição a partir de 2024.
Leia também
A Embrapa espera que essa inovação melhore significativamente a eficiência produtiva na fabricação de rações para peixes, por meio de um controle de processo eficaz e sustentável. A tecnologia representa um avanço importante para o setor, combinando precisão, sustentabilidade e economia.