Avanços podem trazer maior segurança para os cirurgiões durantes os procedimentos e beneficiar o pós-operatório do paciente
Óculos de Realidade Estendida revolucionam cirurgia em Barretos
Uma tecnologia desenvolvida em Barretos, interior de São Paulo, está auxiliando cirurgias na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Trata-se de óculos de realidade estendida, utilizados em uma cirurgia pelo SUS, com resultados surpreendentes.
Funcionalidades da tecnologia e desenvolvimento
Desenvolvidos por Kelvin e Nixon, dois entusiastas de tecnologia, os óculos, baseados no Meta Quest 3, oferecem um espaço virtual com recursos que facilitam o procedimento cirúrgico. As imagens em tempo real, com proporção ideal, auxiliam na visualização pré-operatória, permitindo incisões menores e um posicionamento mais preciso de parafusos. O Dr. Thiago Andrade de Oliveira e Silva, neurocirurgião da Santa Casa de Barretos, relata que a ferramenta superou suas expectativas, antecipando em alguns passos o que imaginava ser possível.
Cirurgia e resultados
O Dr. Thiago utilizou os óculos em uma cirurgia de artrodese (fixação de dois segmentos da coluna vertebral). Apesar de ser um procedimento considerado elementar para sua experiência, a tecnologia permitiu uma incisão menor e um posicionamento mais preciso dos parafusos, reduzindo o risco de lesão nervosa. O paciente, com perfil adequado para o procedimento, andou no mesmo dia da cirurgia e recebeu alta no dia seguinte, iniciando a reabilitação imediatamente. O sucesso da cirurgia demonstra o potencial da tecnologia para melhorar os resultados e a recuperação dos pacientes.
Leia também
A tecnologia mostra-se promissora para diversas áreas da medicina, especialmente em procedimentos com estruturas anatômicas fixas. A possibilidade de integração com scanners 3D instantâneos abre portas para aplicações em áreas como ortopedia, neurocirurgia, urologia e vascular. O custo acessível dos óculos os torna uma opção viável para o SUS, com a empresa desenvolvedora buscando uma abordagem filantrópica para o sistema público e retorno financeiro com o setor privado.



