CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tecnologia e saúde, confira como essa relação pode salvar vidas!

Quem fala do assunto é o gerente de desenvolvimento do Supera Parque, Dalton Marques, na coluna 'CBN Tecnovação'
Tecnologia e saúde
Quem fala do assunto é o gerente de desenvolvimento do Supera Parque, Dalton Marques, na coluna 'CBN Tecnovação'

Quem fala do assunto é o gerente de desenvolvimento do Supera Parque, Dalton Marques, na coluna ‘CBN Tecnovação’

Na última edição do Tecnovação, discutimos startups de Ribeirão Preto presentes na Feira Hospitalar. Hoje, conversamos com Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico do Supera Parque, sobre o futuro da saúde.

Impacto das Plataformas Digitais

A Feira Hospitalar destacou o impacto das plataformas digitais no sistema de saúde. Embora subaproveitado, o potencial da tecnologia para mudar a forma como a saúde é entregue à população é enorme. Consultas à distância e monitoramento remoto por dispositivos como medidores de glicemia são exemplos disso, reduzindo o tempo de internação hospitalar e os riscos associados (1 em cada 10 pacientes sofre algum dano durante a hospitalização).

Fragmentação do Sistema de Saúde e o Empoderamento de Outros Atores

Um grande desafio é a fragmentação do sistema de saúde brasileiro, com a coexistência de sistemas público e privado e a falta de um banco de dados nacional integrado. A falta de interoperabilidade entre os atores aumenta custos e dificulta o acompanhamento do paciente. Entretanto, o empoderamento de outros atores, como farmácias prescrevendo medicamentos e realizando exames, demonstra uma tendência positiva.

Inteligência Artificial e o Futuro

A inteligência artificial pode auxiliar na redução da fragmentação, mas depende da existência de dados integrados do paciente. A IA pode otimizar a anamnese, complementando a memória humana e agilizando diagnósticos. No entanto, é crucial a regulamentação para garantir a proteção de dados sensíveis e definir parâmetros de responsabilidade, considerando a LGPD e o PL 2338/2023.

Em suma, o futuro da saúde aponta para uma maior integração de tecnologias e atores, com foco na melhoria da jornada do paciente. A superação da fragmentação do sistema, por meio de um banco de dados nacional e regulamentações eficazes, é fundamental para alcançar esse objetivo.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.