Nogueira desacata estado e mantém a cidade na fase laranja durante a semana; aos fins de semana fase vermelha entra em vigor
Ribeirão Preto desafia o Plano São Paulo e permanece na fase laranja, apesar da reclassificação estadual para a fase vermelha. A decisão foi anunciada pela prefeitura na sexta-feira, 26 de fevereiro, e entra em vigor na segunda-feira, 1º de março.
Comércio Aberto na Fase Laranja (de segunda a sexta)
Shoppings, comércios e restaurantes funcionarão de segunda a sexta-feira, seguindo as regras da fase laranja. O funcionamento será das 6h às 20h, com limite de 8 horas diárias. Entretanto, aos sábados e domingos, todos esses estabelecimentos deverão permanecer fechados. A medida visa evitar a migração de pessoas de outras regiões para Ribeirão Preto nos finais de semana.
Restrições e Toque de Recolher
Serviços como imobiliárias, escritórios e consultórios também terão funcionamento de segunda a sexta, com limite de 40% da capacidade e 8 horas diárias de funcionamento. O fechamento aos sábados e domingos também se aplica a estes setores. O toque de recolher seguirá o decreto estadual, proibindo a circulação entre 23h e 5h sem justificativa.
A prefeitura justifica a decisão alegando que os índices da cidade não refletem a realidade de uma fase vermelha. A inclusão de casos de pessoas de outras cidades na contagem elevou o indicador para a fase vermelha, distorcendo a situação real de Ribeirão Preto. A cidade manterá as regras da fase laranja durante a semana e adotará a fase vermelha apenas aos sábados e domingos.



