Mesmo no inverno, os termômetros passam da casa dos 36ºC durante a tarde; se manter hidratado é fundamental
Ondas de Calor em Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto tem enfrentado temperaturas acima da média para o mês de setembro, causando preocupação entre os moradores. O inverno, que normalmente é caracterizado por temperaturas baixas, tem registrado dias de calor extremo, forçando mudanças de hábitos na população.
Impacto na População
Para se refrescar, os moradores têm recorrido a medidas como o uso de ventiladores, mangueiras d’água, roupas leves e consumo de sorvetes. A venda destes, inclusive, está alta, fora de época. A busca por piscinas e praias próximas também aumentou consideravelmente.
Previsões Meteorológicas
De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, a onda de calor chegou mais cedo e a previsão para as próximas semanas não é animadora. A média máxima nos primeiros dez dias de setembro ultrapassou os 36 graus, enquanto no mesmo período do ano passado foi de 31,5 graus. A especialista aponta que 2024 pode ser até mais quente que 2023, sendo um dos anos mais quentes da última década. As frentes frias que passaram pela costa não alcançaram o interior do estado, deixando Ribeirão Preto com temperaturas elevadas.
Leia também
O calor intenso tem levado a população a buscar alternativas para se refrescar, mas é importante lembrar da necessidade de economizar água. A combinação de calor e baixa umidade exige cuidados com a saúde e atenção para evitar o desperdício de recursos hídricos.



