Ventania durou apenas dez minutos, mas deixou um rastro de destruição
Uma forte chuva com ventos intensos atingiu Cravinhos na tarde desta quinta-feira, causando diversos estragos na cidade. De acordo com a prefeitura, mais de 30 árvores caíram, algumas delas sobre residências.
Árvores Caídas e Danos Materiais
A força da ventania, estimada por moradores em mais de 140 km/h, derrubou árvores de grande porte em diversos pontos da cidade, principalmente no centro. A Praça da Matriz, ponto turístico local, sofreu danos com a queda de uma árvore na esquina da Avenida Rita Cândida Nogueira com a Rua Dias da Costa, interditando a via e expondo as raízes corroídas da árvore. A queda de árvores também atingiu casas, causando danos em telhados e muros, mas felizmente sem vítimas. Em um dos casos, uma sibipiruna com mais de 50 anos caiu sobre um muro e portão, assustando os moradores vizinhos.
Falta de Energia e Interdições
Além da queda de árvores, a tempestade causou interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns locais. A CPFL está trabalhando na reparação dos danos na fiação, mas ainda não há previsão para a normalização do serviço. Algumas ruas permanecem interditadas devido à presença de árvores e galhos caídos, e a prefeitura orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pela cidade.
Leia também
Prefeitura em Ação e Preocupações Futuras
A prefeitura de Cravinhos afirma que equipes de limpeza estão trabalhando para remover as árvores e galhos caídos o mais rápido possível, restabelecendo a normalidade do trânsito e da rotina dos moradores afetados. Entretanto, o incidente levanta preocupações sobre a manutenção das árvores na cidade. Moradores relatam terem feito diversos requerimentos à prefeitura sobre o estado de algumas árvores, anos antes do ocorrido, sem obter resposta. A queda das árvores, em alguns casos, parece ter sido quase uma tragédia anunciada, destacando a necessidade de uma avaliação mais cuidadosa do estado das árvores e de medidas preventivas para evitar novos acidentes.



