Ouça algumas dicas de como se prevenir de enfermidades características desta época do ano
A baixa umidade do ar, agravada por altas temperaturas e queimadas, tem afetado a qualidade do ar e aumentado os problemas respiratórios, levando muitas pessoas a usarem descongestionantes nasais. Porém, o uso prolongado desses medicamentos apresenta riscos, como alerta a médica alergista Dra. Janaína Mello, do Hospital das Clínicas.
Riscos do Uso Indevido de Descongestionantes Nasais
Segundo a especialista, o uso de descongestionantes nasais por mais de cinco dias consecutivos pode causar atrofia da mucosa nasal, tornando-a pálida e menos responsiva a outros tratamentos. Há também o risco de desenvolver rinite medicamentosa, feridas e úlceras na mucosa nasal. A facilidade de acesso a esses medicamentos, sem necessidade de receita médica, contribui para o uso inadequado.
Alternativas para o Alívio dos Sintomas Respiratórios
Para combater o ressecamento das vias aéreas, a Dra. Mello recomenda a ingestão frequente de água ao longo do dia. A hidratação da mucosa nasal pode ser feita com soro fisiológico em temperatura ambiente, aplicado com seringas ou dispositivos comerciais. É importante optar por soros sem conservantes para uso diário. Umidificadores de ar também podem auxiliar, mas devem ser usados com moderação (máximo 3 a 4 horas por noite) e limpos regularmente para evitar o surgimento de alergias.
Leia também
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
- Baixa umidade, tempo seco... condições típicas do inverno aumentam casos de infecções respiratórias
- Tempo seco e baixa umidade ar: Baixa umidade do ar e clima mais frio impulsionam doenças respiratórios na região
Prevenção e Cuidados
Diante da persistência de irritação ou problemas respiratórios, a médica alerta para a importância de procurar um especialista e evitar a automedicação. A combinação de hidratação, uso adequado de soro fisiológico e umidificadores, aliada à atenção à qualidade do ar e à busca por ajuda médica quando necessário, são fundamentais para o cuidado da saúde respiratória.



