CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temporada de cruzeiros no Brasil é retomada neste sábado (5)

Operações estavam suspensas desde o início de janeiro por causa da variente Ômicron; ouça a coluna 'CBN Boa Viagem'
cruzeiros no Brasil
Operações estavam suspensas desde o início de janeiro por causa da variente Ômicron; ouça a coluna 'CBN Boa Viagem'

Operações estavam suspensas desde o início de janeiro por causa da variente Ômicron; ouça a coluna ‘CBN Boa Viagem’

A temporada de cruzeiros no Brasil está de volta após meses de paralisação devido à pandemia de Covid-19. A retomada das atividades, que começa no dia 5 de março, trará de volta roteiros pelos principais portos brasileiros, incluindo Itajaí, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro e Búzios.

Retomada das atividades e protocolos de segurança

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA) anunciou a retomada das operações, com protocolos de segurança rigorosos. Companhias como a MSC exigem certificado de vacinação completo para passageiros acima de 12 anos, teste de Covid-19 negativo com 48 horas de antecedência ao embarque e seguro viagem com cobertura para Covid-19. Além disso, testes regulares a bordo e melhorias na circulação de ar nos navios também fazem parte das medidas de segurança. A Costa Cruzeiros, por sua vez, realocará passageiros do Costa Favolosa para o Costa Diadema devido a casos de Covid-19 registrados anteriormente.

Impacto econômico e desafios

A retomada dos cruzeiros representa um importante impulso para a economia nacional, gerando empregos para tripulantes brasileiros e movimentando a economia local nos destinos visitados. No entanto, o setor enfrenta desafios como o aumento significativo dos preços dos pacotes, reflexo da crise econômica global e do aumento do preço dos combustíveis, impulsionado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. A alta no custo do combustível bunker, utilizado pelos navios, impacta diretamente nos custos operacionais e consequentemente nos preços das viagens.

Apesar dos desafios, a expectativa é de uma recuperação gradual do setor. A temporada de cruzeiros, que deve se estender até meados de abril, representa um passo importante na retomada do turismo nacional, embora os preços mais elevados devam ser considerados pelos viajantes.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.