Para saber como se prevenir desses acidentes, ouça a entrevista do gerente de operações da CPFL, Ocimar Benzati
Com o aumento da incidência de raios em períodos chuvosos, a prevenção de acidentes torna-se crucial. Na última semana, um homem morreu em São Paulo após ser atingido por uma descarga elétrica durante uma tempestade, reforçando a necessidade de medidas de segurança.
Protegendo seus Eletrodomésticos
Segundo Ossimar Benzat, gerente de operações da CPFL, o ideal é desligar todos os eletrodomésticos da tomada antes de uma tempestade. Embora o risco de danos a eletrodomésticos maiores como geladeiras e máquinas de lavar seja baixo, aparelhos eletrônicos mais sensíveis são mais vulneráveis a queima de fontes ou danos internos. Portões eletrônicos, por estarem expostos ao tempo, são particularmente suscetíveis a danos por indução.
Para-raios e Sistemas de Proteção
Os para-raios são eficazes em prédios e grandes estabelecimentos comerciais, mas em residências, a probabilidade de impacto direto é baixa. A instalação de um sistema de aterramento adequado é mais importante. Filtros de linha oferecem alguma proteção contra pequenos surtos de tensão, mas não garantem segurança total contra descargas elétricas de alta intensidade. Tomadas com fusíveis também oferecem proteção limitada, sendo eficazes apenas em casos de baixa intensidade.
Leia também
Cuidados Adicionais Durante Tempestades
Evitar o contato com objetos conectados ao meio externo, como torneiras e celulares ligados ao carregador, é fundamental durante tempestades. A CPFL monitora as descargas elétricas e observa um aumento significativo na incidência de raios nos últimos anos, principalmente durante a mudança de estação. Manter os equipamentos eletrônicos desligados da tomada durante os momentos mais intensos de chuva e raios é a medida preventiva mais eficaz. A combinação de um bom aterramento e medidas de precaução individuais é a melhor forma de se proteger contra os perigos dos raios.



