Durante o verão as ocorrências por afogamento crescem
O verão, estação de calor e diversão, também é marcado por um aumento preocupante no número de afogamentos. Para garantir a segurança de todos, os bombeiros reforçam os alertas durante a temporada de férias.
Prevenção de Afogamentos: Cuidados Essenciais
Segundo o Tenente Iago Gomes do Corpo de Bombeiros, é crucial evitar nadar em áreas desconhecidas. Em caso de afogamento, a prioridade é a segurança de quem tenta ajudar. Antes de qualquer ação, ligue para o 193. Não entre na água para resgatar a vítima, pois isso pode resultar em mais uma vítima. Ofereça à pessoa algo que flutue, para que ela se mantenha calma até a chegada dos bombeiros.
Riscos em Ambientes Aquáticos: Crianças e Álcool
Em 2016, foram registrados quase 450 afogamentos em São Paulo, com 25 apenas em Ribeirão Preto. O Tenente Gomes destaca a importância da supervisão constante de crianças em piscinas, represas e outros locais com água, inclusive os menos óbvios, como baldes e máquinas de lavar. A ingestão de álcool por adultos responsáveis por crianças perto da água é altamente desaconselhada. A prevenção inclui a remoção da água de recipientes ou a cobertura de piscinas.
Leia também
Números e Orientações Finais
Dados da Secretaria da Saúde apontam duas mortes diárias no estado devido a afogamentos, metade delas envolvendo adultos entre 20 e 49 anos. O Tenente Gomes enfatiza a importância de crianças e adultos aprenderem a nadar. Aulas de natação desde cedo preparam as crianças para situações de emergência. A atenção aos fenômenos naturais, como trombas d’água em cachoeiras, também é fundamental. Lembre-se: em caso de emergência, ligue 193.



