CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terceira audiência do Lar Santana será nesta segunda

Prédio de 1931 que já funcionou como convento e colégio está fechado desde 2014
Lar Santana audiência
Prédio de 1931 que já funcionou como convento e colégio está fechado desde 2014

Prédio de 1931 que já funcionou como convento e colégio está fechado desde 2014

Nesta segunda-feira, acontece a terceira reunião para definir o futuro do Lar Santana, prédio histórico de Ribeirão Preto fechado desde 2014. Com quase 7 mil metros de área construída, o imóvel localizado na Vila Tibério é alvo de debates entre moradores, secretários municipais e autoridades.

Possíveis Destinações para o Lar Santana

Entre as propostas mais cogitadas para o espaço estão a instalação de creches e escolas técnicas. O vereador Alessandro Maraca sugere, ainda, a utilização do prédio para abrigar departamentos públicos e o armazenamento de arquivos atualmente mantidos em espaços alugados. Segundo ele, “Nós temos um prédio com 2.500 metros de área construída e 7 mil metros de área de terreno, que pode ser utilizado por vários departamentos da prefeitura, que hoje pagam alugueis, causando ônus até ao poder público. As secretarias têm dificuldade no armazenamento de seus arquivos, que são o que a gente chama de arquivo morto. Então, tudo isso, a prefeitura não pode simplesmente dispensar, ela tem que acondicionar. A ideia é ouvir todas as secretarias, as demandas de cada uma delas e a intenção de cada uma delas.”

Valor Histórico e Impasses

O Lar Santana possui um importante valor histórico para Ribeirão Preto, tendo funcionado como colégio e reduto de resistência contra a ditadura militar desde sua inauguração em 1931. A demora na definição de seu futuro se deve, segundo o vereador, à falta de verba para investimentos em sua restauração. A historiadora Michele Cartolano de Castro destaca que, como o prédio ainda não foi tombado pelo estado, a prefeitura pode levar o tempo que precisar para decidir seu destino. No entanto, a demora excessiva pode levar a ações do Ministério Público, caso o prédio continue em estado de deterioração.

Próximos Passos

Esta será a última audiência para discussão do tema. Após a reunião, marcada para as 18h30 no plenário da Câmara Municipal, será elaborado um relatório com as propostas para estudo da prefeitura. A expectativa é que, após a análise das sugestões apresentadas, seja tomada uma decisão definitiva sobre o futuro do histórico Lar Santana.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.