CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terceiro mutirão do olho diabético será realizado no sábado

Testes de visão gratuitos poderão ser feitos no hospital Electro Bonini, na Avenida Leão XIII, 2201, na Unaerp
mutirão do olho diabético
Testes de visão gratuitos poderão ser feitos no hospital Electro Bonini, na Avenida Leão XIII, 2201, na Unaerp

Testes de visão gratuitos poderão ser feitos no hospital Electro Bonini, na Avenida Leão XIII, 2201, na Unaerp

A cidade de Ribeirão Preto se prepara para receber, no dia 17 de outubro, o terceiro mutirão do olho diabético, uma iniciativa gratuita promovida pela Una Erpen em parceria com o Centro Avançado de Oftalmologia. O evento tem como objetivo principal oferecer testes de visão e conscientizar a população sobre os riscos e cuidados com a visão em pacientes diabéticos.

Público-alvo e Avaliação

De acordo com a retinóloga Dra. Francine Veiga-Sirino, organizadora do mutirão, o público-alvo são pacientes diabéticos já diagnosticados. Os atendimentos acontecerão a partir das 8h da manhã no Electribonina, com foco na avaliação do fundo de olho. Embora o mutirão não realize exames de refração para óculos, a equipe está preparada para atender pacientes com dúvidas e realizar o exame caso necessário.

Diagnóstico e Encaminhamento

Durante o mutirão, existe a possibilidade de identificar pacientes que desconhecem ter a doença. Caso alterações no fundo de olho sugiram um quadro de retinopatia diabética, o paciente será informado. Para os casos que necessitarem de tratamento específico, a Una Erpen, sendo uma referência 2, encaminhará os pacientes à Secretaria da Saúde, que fará o direcionamento para o H.C. ou para o Instituto Estadual de Tratamento. A Dra. Veiga-Sirino ressalta que, caso a Secretaria da Saúde libere o tratamento na Una Erpen, os pacientes serão recebidos em outra data para o devido acompanhamento.

Complicações e Prevenção

A diabetes pode causar diversos níveis de comprometimento da visão, desde alterações leves até quadros mais severos, como hemorragias, enxertos e exudados no fundo do olho. A evolução da doença, causada pelo aumento contínuo da glicose no sangue, pode levar ao descolamento da retina e, em casos extremos, à cegueira. O tratamento, quando possível, é realizado com laser ou medicamentos antiangiogênicos. A retinóloga enfatiza que a diabetes pode afetar pessoas de todas as idades, e que diabéticos tipo 1 devem iniciar o acompanhamento oftalmológico a partir de 5 a 7 anos do diagnóstico. Já para diabéticos tipo 2, o exame de fundo de olho anual é fundamental.

Informações Adicionais

O mutirão disponibilizará 500 vagas e não exige jejum. Os atendimentos serão por ordem de chegada, e a organização oferecerá um lanche aos participantes. O evento acontecerá no Hospital Eletro Bonini, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3446-3307, da Secretaria da Oftalmologia da Una Erpen.

Iniciativas como essa são cruciais para orientar a população e prevenir a baixa visão e a cegueira, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde ocular.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.