Testes de visão gratuitos poderão ser feitos no hospital Electro Bonini, na Avenida Leão XIII, 2201, na Unaerp
A cidade de Ribeirão Preto se prepara para receber, no dia 17 de outubro, o terceiro mutirão do olho diabético, uma iniciativa gratuita promovida pela Una Erpen em parceria com o Centro Avançado de Oftalmologia. O evento tem como objetivo principal oferecer testes de visão e conscientizar a população sobre os riscos e cuidados com a visão em pacientes diabéticos.
Público-alvo e Avaliação
De acordo com a retinóloga Dra. Francine Veiga-Sirino, organizadora do mutirão, o público-alvo são pacientes diabéticos já diagnosticados. Os atendimentos acontecerão a partir das 8h da manhã no Electribonina, com foco na avaliação do fundo de olho. Embora o mutirão não realize exames de refração para óculos, a equipe está preparada para atender pacientes com dúvidas e realizar o exame caso necessário.
Diagnóstico e Encaminhamento
Durante o mutirão, existe a possibilidade de identificar pacientes que desconhecem ter a doença. Caso alterações no fundo de olho sugiram um quadro de retinopatia diabética, o paciente será informado. Para os casos que necessitarem de tratamento específico, a Una Erpen, sendo uma referência 2, encaminhará os pacientes à Secretaria da Saúde, que fará o direcionamento para o H.C. ou para o Instituto Estadual de Tratamento. A Dra. Veiga-Sirino ressalta que, caso a Secretaria da Saúde libere o tratamento na Una Erpen, os pacientes serão recebidos em outra data para o devido acompanhamento.
Leia também
Complicações e Prevenção
A diabetes pode causar diversos níveis de comprometimento da visão, desde alterações leves até quadros mais severos, como hemorragias, enxertos e exudados no fundo do olho. A evolução da doença, causada pelo aumento contínuo da glicose no sangue, pode levar ao descolamento da retina e, em casos extremos, à cegueira. O tratamento, quando possível, é realizado com laser ou medicamentos antiangiogênicos. A retinóloga enfatiza que a diabetes pode afetar pessoas de todas as idades, e que diabéticos tipo 1 devem iniciar o acompanhamento oftalmológico a partir de 5 a 7 anos do diagnóstico. Já para diabéticos tipo 2, o exame de fundo de olho anual é fundamental.
Informações Adicionais
O mutirão disponibilizará 500 vagas e não exige jejum. Os atendimentos serão por ordem de chegada, e a organização oferecerá um lanche aos participantes. O evento acontecerá no Hospital Eletro Bonini, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3446-3307, da Secretaria da Oftalmologia da Una Erpen.
Iniciativas como essa são cruciais para orientar a população e prevenir a baixa visão e a cegueira, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde ocular.



