Ferramenta é para quem sabe que vai precisar pagar o tributo à Receita; saiba como fazer o agendamento!
Prazo para agendamento
Termina hoje o prazo para agendar o débito automático da primeira parcela do imposto de renda. A partir de amanhã será possível agendar apenas o débito da segunda parcela; quem não fizer o agendamento da primeira hoje terá de recorrer a outras formas de pagamento.
Regras do parcelamento
O contribuinte pode optar pelo parcelamento para diluir o impacto no orçamento. A divisão é permitida para quem tem imposto a pagar a partir de R$ 100, e cada parcela não pode ser inferior a R$ 50. Nessas condições, o parcelamento pode chegar a até oito prestações.
Quanto aos encargos, a primeira parcela não sofre acréscimo. A segunda parcela tem um acréscimo de 1% de juros, e da terceira até a última incide a taxa equivalente à Selic mais 1% de juros.
Leia também
Riscos e cuidados
Erros na informação da conta corrente podem impedir a realização do débito automático e gerar multa por atraso. Além disso, a apresentação de declaração retificadora cancela automaticamente o parcelamento, exigindo que o contribuinte indique nova forma de pagamento.
Dados de anos anteriores mostram que cerca de 20% dos contribuintes paulistas tiveram imposto a pagar na entrega da declaração. Até ontem à tarde, o site da Receita Federal registrava que mais de 17% das declarações entregues em 2024 tinham imposto a pagar. Faltando três semanas para o prazo final, ao menos 1,3 milhão de contribuintes com imposto a pagar ainda não acertaram as contas e podem recorrer ao parcelamento.
O prazo final para a entrega da declaração é 31 de maio, portanto quem ainda não agendou o débito automático ou não realizou a declaração deve ficar atento aos prazos e às condições de pagamento.



