CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Termina nesta terça-feira o cadastro da biometria para as eleições 2018

Registro da digital é obrigatório em 10 cidades da região; segundo o TRE, número de cadastros ainda está abaixo do esperado
biometria eleições 2018
Registro da digital é obrigatório em 10 cidades da região; segundo o TRE, número de cadastros ainda está abaixo do esperado

Registro da digital é obrigatório em 10 cidades da região; segundo o TRE, número de cadastros ainda está abaixo do esperado

Cadastro Biométrico: Último Dia para Regularização

A Justiça Eleitoral tem disponibilizado diversas facilidades para o eleitor, como agendamento online e horários estendidos, mas nem todos compareceram aos cartórios para realizar o cadastro biométrico obrigatório em algumas cidades da região de Ribeirão Preto.

Importância do Cadastro e Consequências da Não-Regularização

O advogado Gustavo Bougalho destaca a importância do cadastro, mesmo em cidades onde não é obrigatório, pois o novo procedimento é mais eficaz e ajuda a evitar fraudes. Cidades como Monte Azul Paulista (75%), Santo Antônio da Alegria (73,5%), e outras da região, apresentaram índices variados de cadastramento. Quem não regularizar a situação até o último dia terá o título cancelado, acarretando em impedimentos como: participar de concursos públicos, obter passaporte e CPF, renovar matrícula em instituições oficiais, e, obviamente, votar.

Situação nas Regiões e Próximos Passos

Em cidades como São Carlos, Aguiar, Descalvado, Santa Cruz das Palmeiras e Santa Rita do Passa Quatro, milhares de eleitores ainda precisam realizar o cadastro. Em Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Sertãozinho, o cadastro não é obrigatório, mas a recomendação é que os eleitores se antecipem, pois a obrigatoriedade se estenderá a todas as cidades em breve. O agendamento prévio pelo site do TRE é recomendado, e os documentos necessários são comprovante de endereço e documento com foto. O atendimento presencial é por ordem de chegada. Para quem perder o prazo, há possibilidade de regularização até 9 de maio. Em cidades como Porangaba e Sales Oliveira, o sistema biométrico é utilizado desde 2010.

Para mais informações, contate o telefone 148 ou os cartórios eleitorais. A regularização do cadastro biométrico é fundamental para garantir o direito ao voto e evitar transtornos futuros.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.