Yuri Silva, coordenador da APAE de Ribeirão, dá detalhes das atividades realizadas pela escola nesta semana
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla chegou ao fim, e conversamos com Yuri Silva, coordenador da APAE de Ribeirão Preto, para entender melhor o trabalho da instituição.
Serviços Oferecidos pela APAE de Ribeirão Preto
A APAE de Ribeirão Preto oferece serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação, atendendo cerca de 700 famílias. Além das pessoas com deficiência, o apoio se estende aos seus familiares.
Impactos da Pandemia
A pandemia trouxe desafios significativos para a APAE. O atendimento presencial precisou ser adaptado, com a adoção do atendimento remoto nas áreas de assistência social e educação. O serviço de saúde, por sua importância para o desenvolvimento físico das crianças, permaneceu presencial. A transição para o online exigiu adaptações tanto da equipe quanto das famílias, com a utilização de tecnologias da informação que nem sempre estavam disponíveis para todos. Apesar das dificuldades, a APAE conseguiu manter o atendimento a cerca de 80% do público por meio de atendimentos remotos, lives e conteúdo em redes sociais.
Leia também
Atendimento Híbrido e Ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência
Atualmente, a APAE de Ribeirão Preto mantém um atendimento híbrido, combinando o presencial e o remoto, respeitando os decretos municipais. O retorno do atendimento presencial é gradual, com 60% de atendimento presencial na área de assistência social e 35% na área de educação. A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi celebrada com lives diárias nas redes sociais da APAE, com a participação de representantes da Secretaria de Educação, Assistência Social e Saúde, além de pessoas com deficiência, familiares e representantes do poder público. As lives abordaram temas relevantes sobre os direitos e a inclusão social das pessoas com deficiência. O conteúdo das lives permanece disponível nas redes sociais da APAE (Facebook e Instagram).
A APAE destaca a importância do Estatuto da Pessoa com Deficiência e a necessidade de combater o preconceito. Apesar dos avanços na legislação, ainda há muito a ser feito para garantir a inclusão e o respeito aos direitos dessas pessoas. A instituição reforça a necessidade de olhar para a pessoa com deficiência como um indivíduo, com seus sentimentos e potencialidades, e não apenas pela sua deficiência. A sociedade como um todo precisa se engajar em prol da inclusão e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.



