Quem não justificou ou ainda não pagou a multa válida pelas três ultimas eleições, pode perder o documento
O prazo para justificar a ausência em eleições passadas e evitar o cancelamento do título eleitoral está se aproximando. De acordo com Maria Alexandre, chefe do cartório eleitoral de Ribeirão Preto, o dia 6 de maio é a data limite para regularizar a situação.
Cancelamento do Título de Eleitor
Eleitores que não votaram em três ou mais eleições (considerando cada turno como uma eleição) e não justificaram suas ausências, além de não terem pago as multas correspondentes, terão seus títulos cancelados. A multa por turno é de R$ 13,51 e deve ser paga exclusivamente no Banco do Brasil. Para verificar sua situação eleitoral, acesse o site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br), procure por ‘serviços ao eleitor’ e ‘situação eleitoral’.
Documentação Necessária e Agendamento
Para regularizar a situação, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com os documentos originais: documento de identificação com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência e o dinheiro para pagamento da multa (se aplicável). A justiça eleitoral recomenda o agendamento prévio pelo site do TRE-SP, onde também é possível verificar a necessidade de biometria. Em Ribeirão Preto, o cartório funciona das 12h às 18h na Rua Cerqueira César, 333.
Leia também
Consequências do Cancelamento
O cancelamento do título eleitoral acarreta diversas consequências, como dificuldades em matrículas em universidades, acesso a benefícios do INSS, cruzamento de dados com a Receita Federal e até mesmo o cancelamento do CPF. A atualização dos dados na justiça eleitoral é crucial para evitar esses problemas, considerando a crescente integração entre os sistemas dos órgãos públicos. A chefe do cartório reforça a importância de procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação antes do prazo final, evitando transtornos futuros.



