Medida visa combater vandalismos e sujeiras; usuários aprovam
Banheiros do Terminal de Ônibus Ganham Sistema de Controle de Acesso
Usuários do transporte coletivo de Michelle comemoram a instalação de um novo sistema de controle de acesso nos banheiros do terminal. A medida, implantada em um banheiro piloto localizado próximo ao centro popular de compras, visa combater o vandalismo e a sujeira, problemas frequentes denunciados pelos passageiros.
Fim da Degradação: Cartão de Ônibus Libera Acesso
Leia também
Segundo relatos, moradores de rua utilizavam os banheiros de forma inadequada, causando danos e deixando os locais em condições insalubres. Havia relatos de banhos e até atos sexuais nos sanitários. Com o novo sistema, o usuário precisa apenas aproximar seu cartão de ônibus de um leitor para ter acesso, sem nenhum custo adicional. A iniciativa foi aprovada por muitos, como o aposentado Edison de Souza Nogueira, que declarou: “Para mim foi a melhor coisa que eu fiz. Era uma baderna, estava complicado, aqui estava coisa feia, eu não usava esse banheiro”.
Pressão e Multas Antecedem a Solução
A demora na implementação da solução gerou insatisfação. A Transherp cobrava providências da Pro. Urbano, empresa concessionária do transporte coletivo, que recebeu 13 multas da prefeitura devido à falta de manutenção nos banheiros. A dona de casa Joana Dark da Silva, que antes evitava usar os banheiros por causa das condições precárias, espera melhorias significativas: “Até então ela nem tinha coragem de entrar. Não, banheiro aqui todo mundo usava, os mendigos usavam, todo mundo, né? E a gente mesmo não dava para entrar dentro desse banheiro”. A Pro. Urbano afirma que o sistema de controle por cartão será expandido para todos os banheiros do terminal.