Atividades foram idealizadas por alunos de fisioterapia da USP Ribeirão
Neste Dia Mundial de Combate e Prevenção ao Suicídio, comemorado em setembro amarelo, estudantes de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto realizaram uma ação na rodoviária da cidade.
Sensibilização e esclarecimentos sobre o suicídio
A iniciativa teve como objetivo principal conscientizar a população sobre a realidade do suicídio, um problema crescente no país e em Ribeirão Preto. As estudantes Victoria Leonardo e Ana Paula destacaram a importância de abordar o tema abertamente, esclarecendo dúvidas e informando onde buscar ajuda. A ação enfatizou que, mesmo quem não está passando diretamente por essa situação, pode ter alguém próximo precisando de apoio.
Materiais informativos e interação com o público
Para alcançar o público, foram disponibilizados cartazes com informações sobre mitos e verdades do suicídio, orientações sobre como lidar com a situação e como abordar pessoas em sofrimento. Uma “árvore do desabafo” permitiu que as pessoas deixassem recados anônimos, recebendo em troca um tsuru, origami japonês que simboliza felicidade e tranquilidade. A interação com o público foi positiva, mostrando a necessidade de esclarecimentos sobre um tema tão delicado.
Leia também
Resultados positivos e convite à participação
A ação, que ocorreu durante a manhã, foi um sucesso, mostrando a receptividade da população a iniciativas de conscientização sobre o suicídio. A facilidade de acesso, sem necessidade de inscrição ou cadastro prévio, contribuiu para a participação espontânea. A ação das estudantes reforça a importância da conscientização e da busca por ajuda em casos de sofrimento emocional.



