Alexandre Donizete, supervisor de tráfego da concessionária Arteris, detalha sobre a escolha de localização e velocidade
A partir da próxima segunda-feira, motoristas que passam pelo Trevão de Ribeirão Preto devem ficar atentos: uma lombada eletrônica entra em funcionamento experimental no sentido Araraquara. Após 60 dias, quem ultrapassar o limite de velocidade será multado.
Lombada Eletrônica Experimental
Segundo Alexandre Donizetti, supervisor de tráfego da concessionária Arteris Via Paulista, a lombada eletrônica foi instalada após estudos viários que identificaram a necessidade de reduzir a velocidade na alça, que apresenta alto volume de tráfego e curva acentuada. A velocidade permitida no local é de 60 km/h. O dispositivo, apesar do nome, é um radar com display que indica a velocidade aos motoristas.
Segurança e Melhorias
A instalação da lombada eletrônica visa melhorar a segurança na região, onde já ocorreram acidentes. Donizetti explicou que o equipamento é um sensor que detecta a velocidade e aplica multas aos infratores. A concessionária estuda a implantação de outros radares ao longo do trecho urbano de Ribeirão Preto. Além disso, foram levantadas preocupações sobre a sinalização no Trevão, com motoristas relatando confusão em relação às placas indicativas de mudança de faixas e sentidos. A concessionária se comprometeu a reavaliar a sinalização, considerando as sugestões dos ouvintes.
Leia também
Próximos Passos
O período de 60 dias de testes permitirá que os motoristas se adaptem à nova lombada eletrônica. Após este período, a aferição do ponto será feita e publicada em Diário Oficial, e o início da operação será amplamente divulgado pela imprensa. A concessionária ressalta a importância do feedback dos motoristas para aprimorar a segurança viária na região.



