CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tiro de guerra começava no Brasil

Ouça o quadro 'A Cidade há 100 anos', com Rosana Zaidan
Tiro de guerra
Ouça o quadro 'A Cidade há 100 anos', com Rosana Zaidan

Ouça o quadro ‘A Cidade há 100 anos’, com Rosana Zaidan

Há 100 anos, o Jornal da Cidade publicava uma entrevista com o general Caetano de Faria, ministro da Guerra, revelando o programa do governo para organizar a defesa nacional e iniciar a instrução militar no Brasil. A iniciativa, que visava preparar o país para eventuais conflitos, marcava um ponto de virada na organização das forças armadas brasileiras.

O Contexto da Defesa Nacional em 1915

Em 1915, a defesa nacional brasileira era considerada incipiente, com ações esparsas e falta de organização. O governo da época começou a se preocupar em estruturar o exército e promover a instrução militar em todo o território nacional. As medidas adotadas incluíam o sorteio militar para preencher as fileiras do exército, visando suprir a carência de pessoal qualificado.

Implementação da Instrução Militar e o Tiro de Guerra

O governo determinou que a instrução militar se tornaria obrigatória em estabelecimentos de ensino públicos e particulares, sob a organização do Ministério da Guerra. Além disso, incentivou a criação de linhas de tiro. O sorteio militar obrigatório, precursor do alistamento moderno, foi inaugurado em 1916, marcando o início do tiro de guerra obrigatório no Brasil.

Legado e Continuidade

A iniciativa de 1915 lançou as bases para o sistema de alistamento e treinamento militar que conhecemos hoje. A obrigatoriedade do alistamento aos 18 anos é um reflexo da preocupação histórica em preparar os cidadãos para a defesa do país, como evidenciado pelas medidas implementadas há um século.

As notícias de um século atrás, resgatadas com a colaboração de Angelo Davanço, nos permitem compreender a evolução das instituições brasileiras e a importância da memória para a construção do presente.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.