CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TJ prorroga prazo para o Daerp acabar com a falta d’água em Ribeirão

Uma audiência de conciliação será realizada no próximo dia 23
falta d'água Ribeirão
Uma audiência de conciliação será realizada no próximo dia 23

Uma audiência de conciliação será realizada no próximo dia 23

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu ao Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (DAERP) 20 dias para regularizar o abastecimento de água na cidade. A decisão, proferida pelo desembargador Antônio Tadeu Otobão, atendeu a um recurso do DAERP contra uma liminar que determinava a solução do problema em 48 horas.

Prazo estendido para análise

De acordo com o assessor jurídico do DAERP, Dr. Renato Binh, o prazo de 48 horas era inviável. O desembargador concedeu os 20 dias para analisar o mérito do recurso, considerando o prazo anterior exíguo e inoportuno. Uma audiência de conciliação está marcada para o dia 23.

Problemas históricos e investimentos

Dr. Binh explicou que as falhas no abastecimento são resultado de problemas históricos de captação e reservação, apesar do volume de água obtido do aquífero Guarani ser seis vezes maior que o necessário. Ele atribui parte dos problemas à falta de investimentos nos últimos anos, resultando em um sucateamento da autarquia. Um relatório de 1986 da empresa Cerec já apontava problemas similares, indicando a necessidade de investimentos a longo prazo para solucionar a questão.

Soluções a curto e longo prazo

Embora a solução definitiva exija investimentos a longo prazo, o DAERP se compromete a minimizar os impactos da falta de água a curto prazo, utilizando medidas como caminhões-pipa, caso necessário, para garantir o abastecimento aos consumidores. A audiência de conciliação no dia 23 servirá para discutir os problemas históricos e os investimentos necessários para a modernização do sistema de distribuição de água de Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.