CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TJ-SP exige que Prefeitura de Franca exonere 255 comissionados

Justiça considerou inconstitucional uma lei municipal de 1995 que cria cargos de confiança
exoneração comissionados
Justiça considerou inconstitucional uma lei municipal de 1995 que cria cargos de confiança

Justiça considerou inconstitucional uma lei municipal de 1995 que cria cargos de confiança

Em Franca, 255 funcionários públicos foram exonerados nesta terça-feira, incluindo servidores concursados que ocupavam cargos de confiança na prefeitura. A informação foi divulgada no site oficial da prefeitura.

Entendendo a Demissão em Massa

A exoneração em massa se baseia em uma lei aprovada há mais de 20 anos, considerada constitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A lei trata de funções de coordenação e organização de serviços públicos ocupadas por servidores de carreira e concursados. Segundo o advogado Luiz de Algênis Carpino Júnior, da Comissão de Direito Eleitoral da UEM de Ribeirão Preto, as exonerações não se assemelham à polêmica dos supersalários em Ribeirão Preto, sendo ações distintas.

Possíveis Consequências e Impasses

O advogado alerta para o potencial colapso no serviço público de Franca, caso não haja medidas tomadas pelo prefeito e pela Câmara Municipal. A falta de 220 servidores em funções públicas essenciais pode afetar diretamente a população. A prefeitura tentou solucionar o impasse por meio de uma lei na Câmara, mas esta foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça. Entre os exonerados estão diretores de escolas, chefes da saúde, responsáveis por atendimentos sociais e diretores de serviços públicos.

Buscando Respostas

O prefeito Gilson de Souza estava em compromissos em São Paulo e ainda não se pronunciou sobre o assunto. A reportagem busca contato com o prefeito e a Câmara Municipal para obter mais informações e entender as medidas que serão tomadas para minimizar os impactos da exoneração em massa na população de Franca, uma cidade com pouco mais de 300 mil habitantes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.