Medida foi tomada contra ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pela ex-Prefeita Dárcy Vera
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu definitivamente pela liberação da entrada de animais de pequeno porte (cães e gatos de até 10 quilos) em parques municipais de Ribeirão Preto.
Ação Judicial e Inconstitucionalidade
A decisão favorável aos animais de estimação é resultado de uma ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente. A ação foi movida pela ex-prefeita Darci Vera contra uma lei de autoria do vereador e atual presidente da Câmara, Rodrigo Simões, que permitia a entrada de animais em espaços públicos de lazer.
Alegato da Ex-Prefeita e Manifestação da Prefeitura
Na época, a ex-prefeita alegou que a criação de regras sobre o acesso de animais em parques municipais era de competência exclusiva do Poder Executivo, não do Legislativo. A prefeitura de Ribeirão Preto afirma que ainda não foi notificada oficialmente da decisão judicial e que tomará as medidas cabíveis após analisar os documentos com sua assessoria jurídica.
Leia também
- Bruno Silva comenta a realização do evento da Associação dos Municípios de Médio e Pequeno Porte de SP
- Responsáveis por movimentar a economia de SP, municípios de pequeno porte enfrentam dificuldades
- Prisão por porte ilegal de armas: Polícia Ambiental prende quatro homens por porte ilegal de arma na região do rio Sapucaí
Com a decisão judicial, os parques municipais de Ribeirão Preto devem se preparar para receber seus visitantes acompanhados de seus animais de estimação, desde que atendam aos critérios de tamanho e espécie definidos pela justiça.



