Desde dezembro o fruto acumula um aumento de 13,4% no valor; apesar do encarecimento, economista prevê tendência de queda
Preços do tomate disparam em São Paulo
O preço do tomate em São Paulo vem apresentando aumentos significativos desde o ano passado. Em dezembro de 2023, o aumento foi de 6,68%, seguido por 5,97% na primeira semana de janeiro e 0,75% na segunda semana. O resultado é a presença de muitos tomates verdes nas gôndolas dos mercados.
Clima e oferta afetam produção
De acordo com a economista Vanessa Guzi, as temperaturas amenas de janeiro desaceleraram a maturação dos tomates, levando à colheita de frutos verdes. As chuvas também contribuíram para reduzir o ritmo da colheita, diminuindo a oferta e elevando os preços.
Previsão de queda e dicas para economizar
Apesar do cenário atual, a projeção para os próximos meses é de queda nos preços do tomate, devido à previsão climática favorável. Para economizar, a economista recomenda comprar semanalmente, baseado no consumo familiar, para evitar desperdícios e aproveitar variações de preço. Ir à feira próximo ao horário do almoço e levar troco miúdo também são dicas para conseguir melhores ofertas.
A combinação de fatores climáticos e a consequente redução na oferta explicam o aumento recente no preço do tomate em São Paulo. No entanto, a perspectiva é positiva, com a previsão de preços mais acessíveis em breve. Adaptar os hábitos de compra, como ir à feira com mais frequência e levar troco miúdo, pode ajudar a controlar os gastos.