A reportagem da CBN Ribeirão faz um balanço do andamento das obras para corredores de ônibus e revitalização pela cidade
Ribeirão Preto enfrenta diversas obras que afetam o trânsito, principalmente na região central. A reportagem da CBN Ribeirão percorreu a cidade para atualizar os motoristas sobre as interdições e desvios.
Obras no Centro: Corredores de Ônibus e Revitalizações
A implantação dos corredores de ônibus no quadrilátero central concentra-se na Avenida Lafayette. A esquina com a Rua Tibirissá está totalmente fechada, afetando o trânsito entre a Tibirissá e a Rua José Bonifácio. O desvio indicado é pela Prudente de Morais, com retornos na baixada e na Américo Brasiliense. A previsão é de quatro dias para a interdição da Tibirissá com a Lafayette, enquanto outros quarteirões interditados podem permanecer fechados por 20 a 30 dias. Houve, porém, a liberação de três quarteirões da Florentia de Abril, embora obras continuem previstas para as próximas semanas, com término previsto para setembro. A Avenida 9 de Julho, patrimônio tombado, também passa por revitalização, com interdições na região da Cerqueira César até a Tibirissá. A esquina da Barão do Amazonas com a Nova de Julho também está interditada, causando congestionamento em ruas paralelas nos horários de pico. Há ainda troca de galerias pluviais na região da Marcôntia Salgado e São José, como parte da revitalização da Nova de Julho.
Obras em Bairros: Zona Norte e Oeste
Na Zona Norte, as obras nos Campos Elíseos, com interdições na região da Capitão Salomão e Rua João Ramalho, impactam o trânsito. A construção do corredor de ônibus na Capitão Salomão, entre o Bosque Municipal e a Rua João Ramalho, e a interdição na João Ramalho entre a Capitão Salomão e a Rua Padre Euclides, exigem atenção dos motoristas. Desvios foram implementados, mas a situação permanece complexa por algumas semanas. A Avenida 13 de Maio, Castelo Branco, e as ruas Goiás e Tamandaré, apesar de terem obras concluídas, apresentam complicações na rotatória da 13 de Maio com a Castelo Branco, devido ao asfalto irregular. Na Zona Oeste, a troca de galerias pluviais na Avenida Pio XII, entre a Rua Júlio de Mesquita e a Rua Abílio Sampaio, impacta o trânsito na faixa da esquerda, mas o fluxo permanece na faixa da direita. A Via Norte, em obras de recapeamento, apresenta interdições em diferentes faixas e trechos, causando lentidão, principalmente nos horários de pico.
Leia também
A situação do trânsito em Ribeirão Preto, impactada por diversas obras, requer atenção dos motoristas. É importante ficar atento à sinalização e utilizar rotas alternativas sempre que possível. A prefeitura mantém o cronograma das obras e os desvios são sinalizados para facilitar a locomoção na cidade.



