Mesmo no feriado, reportagem encontrou terminais de ônibus com bastante movimento
Nesta sexta-feira, a repórter Michelle Souza percorreu alguns terminais de ônibus em Ibrão Preto e constatou que, apesar das recomendações de isolamento social, muitas pessoas seguem suas rotinas diárias, utilizando o transporte público para trabalhar.
Rotina em Tempos de Pandemia
A repórter entrevistou diversos trabalhadores que utilizam o transporte público diariamente. Vanessa Faria, cuidadora de idosos, relatou que os ônibus estão lotados, principalmente nos horários de pico. Para se proteger, ela toma diversos cuidados como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, luvas e máscara, além de tomar banhos ao chegar e sair do trabalho e manter uma boa alimentação.
Os Desafios do Transporte Público
Ademir Veiga, vigilante, também relatou sua rotina de trabalho, que se alterna entre dias de trabalho e folga. Ele mencionou os cuidados que toma, como o uso de álcool em gel e máscara, embora tenha relatado a falta destes itens em alguns momentos. José Rasteli, outro usuário do transporte público, destacou que os horários de espera nos terminais se estenderam, e que os ônibus estão mais cheios nos horários de pico.
Leia também
- Ameaças em condomínio ribeirão preto: Moradores e síndico relatam rotina de medo convivendo com fazendeiro que ameaçou vizinhos
- Ciclista fica ferido após bater na traseira de ônibus do transporte coletivo na Treze de Maio
- Passageiros do transporte coletivo de Ribeirão Preto sofrem com color intenso nos pontos de ônibus
A Busca por Soluções
Em meio a essa realidade, uma liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ibrão Preto determinou que a Transherp e o Consórcio Prourbano aumentem o número de ônibus em circulação na cidade. A reportagem aguarda uma resposta da Prourbano sobre a implementação desta decisão judicial. A juíza Lusilênia Parecida de Melo acatou parte da denúncia do Ministério Público, e o caso permanece em acompanhamento.