CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhos de cunhos religiosos, passeios e churrasco em matas têm causado muitos incêndios

Promotora Claudia Habibi do Gaema ressalta a importância da consciência da população no combate ao fogo na região
incêndios em matas
Promotora Claudia Habibi do Gaema ressalta a importância da consciência da população no combate ao fogo na região

Promotora Claudia Habibi do Gaema ressalta a importância da consciência da população no combate ao fogo na região

Em meio à onda de queimadas que assola o Brasil, especialistas alertam para os danos irreversíveis à natureza. Conversamos com o professor de políticas ambientais da USP de Ribeirão Preto, Marcelo Marini, que destacou a gravidade da situação. Mesmo com o replantio, a recuperação total da vegetação levará pelo menos 10 anos, e a paisagem pode nunca mais ser a mesma.

Impactos Ambientais Devastadores

O professor Marini explica que os impactos das queimadas são profundos e de longo alcance. A recomposição da vegetação nativa é um processo lento e complexo, e mesmo após anos de replantio, a biodiversidade original pode não ser totalmente restaurada. A perda da fauna e flora locais é significativa, comprometendo o equilíbrio ecológico da região.

Ações de Prevenção e Combate

A promotora Claudia Bibi, do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente do Ministério Público), detalhou as ações de prevenção e combate aos incêndios. Desde o início do ano, o Ministério Público tem se reunido com a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e a CETESB para implementar medidas de detecção precoce e prevenção. A promotora destacou a importância da formação de brigadas, capacitação de brigadistas, identificação de pontos críticos e a comunicação eficiente entre os órgãos envolvidos.

Conscientização e Responsabilidade Compartilhada

A promotora enfatizou a necessidade de conscientização da população. A maior parte dos incêndios é causada pela ação humana, seja por negligência ou por atos intencionais. Ações como queimadas de lixo, galhos e vegetação, além de churrascos e fogueiras em áreas de mata, contribuem significativamente para o problema. A limpeza e manutenção de áreas próximas a rodovias também são cruciais para evitar o início de incêndios. A prevenção e a detecção precoce são as únicas maneiras eficazes de combater esse problema, exigindo a colaboração de todos, desde órgãos públicos até a população em geral.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.