Gabriel Pinotti prometia grandes retornos em um curto espaço de tempo; ele ostentava uma vida de luxo nas redes sociais
A Polícia Federal prendeu o influenciador Gabriel Salete Pinote, suspeito de golpes milionários em investimentos. Ele prometia lucros acima do mercado e até um milhão de dólares em um ano, mas as investigações revelaram outra realidade.
Golpes Milionários e Promessas Envolvendo Investimentos
Pinote, de Ribeirão Preto, atraía investidores com conteúdo nas redes sociais sobre investimentos em day trade e um curso na área. A investigação da Polícia Federal, que durou quatro anos, apontou que ele usava o dinheiro das vítimas para manter um estilo de vida luxuoso, adquirindo bens como casas, carros e viagens. Pelo menos 200 pessoas foram vítimas dos golpes, com prejuízo estimado em 15 milhões de reais.
A Estratégia do Golpista e o Abuso da Confiança
O delegado Marcelo Zenrique Araújo explicou que a estratégia de Pinote se baseava em promessas de altos rendimentos (inicialmente 15% a 50%, depois reduzidas para 2%, com picos de 5% a 6% para manter as vítimas), explorando o desejo de liberdade financeira. Ele utilizava as redes sociais para construir uma imagem de investidor de sucesso, atraindo mais vítimas. A tecnologia e as redes sociais foram usadas para criar um discurso convincente, semelhante ao de um empresário honesto, mas com intenções criminosas.
Leia também
As Consequências e o Futuro do Caso
Pinote responde por crimes financeiros, lavagem de dinheiro e exercício ilegal de atividade de assessor de investimento, com penas que podem somar 48 anos de prisão. A Polícia Federal investiga a alegação de insolvência civil de Pinote, argumentando que as dívidas alegadas são resultado de atividades criminosas, e não uma justificativa para os crimes cometidos. A defesa de Pinote afirmou que só se manifestará após obter informações sobre o processo.



