Lojas de movimentadas avenidas, como Saudade e Dom Pedro I, perdem público a cada ano
Avenida Saudade e Avenida Dom Pedro I: o comércio de Ribeirão Preto em transformação
Um passado glorioso
As avenidas Saudade e Dom Pedro I, importantes vias de Ribeirão Preto, foram por muitos anos sinônimo de comércio pujante. No período natalino, transformavam-se em corredores repletos de enfeites e atrativos, atraindo milhares de consumidores e oferecendo uma alternativa às lojas do centro da cidade. Para moradores antigos como Ana Cláudia Peixoto, dos Campos Elíseos, a variedade e conveniência das lojas locais eram inigualáveis.
Declínio e esperança de revitalização
Nas últimas décadas, porém, o cenário mudou. Muitas lojas fecharam ou se mudaram, e avenidas outrora vibrantes, como as dos Campos Elíseos e Ipiranga, perderam visibilidade. Apesar das dificuldades, comerciantes como Haru Osato demonstram esperança na revitalização desses polos comerciais, embora as perspectivas para o Natal de 2023 não sejam animadoras. Osato afirma: “A avaliação nossa é sem previsão nenhuma, o comércio está muito devagar, não tem expectativa nenhuma de final de ano. Ao ano passado já foi fraco, esse ano está pior ainda.”
Leia também
Reação e otimismo para o futuro
Apesar do pessimismo, empresários como Bruno Fiacador, que inaugurou uma loja de jeans no ano passado, apostam na reação da economia e no apelo das promoções de proximidade para atrair a população local. O movimento do feriado de 15 de novembro trouxe um pouco de alívio, com clientes como Rodrigo Prioli antecipando suas compras de Natal por conveniência e economia. A revitalização das avenidas Saudade e Dom Pedro I ainda é um sonho, mas o otimismo de alguns comerciantes e a busca por soluções indicam que o futuro pode reservar novas oportunidades para esses importantes polos comerciais de Ribeirão Preto.



