CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tragédia familiar expõe alerta sobre saúde mental e prevenção de violência

Danielle Zeoti analisa o caso e reforça a importância do diagnóstico, além do cuidado precoce em saúde mental
tragédia
Secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara Thales Machado e o dois filhos — Foto: Reprodução/Instagram de Thales Machado

O caso do pai que atirou contra os dois filhos, matando o mais velho e deixando o mais novo em estado grave, seguido de suicídio, gerou comoção nacional e levantou questionamentos sobre até onde pode chegar a incapacidade de lidar com frustrações e rejeições. Na coluna CBN Comportamento, a psicóloga Danielle Zeoti afirmou que nada justifica ou explica moralmente a violência extrema e destacou que filhos não são instrumentos de punição conjugal ou vingança.

Ao analisar a carta deixada pelo autor do crime, a especialista apontou traços que podem indicar um transtorno de personalidade, como rigidez, pensamento dicotômico, necessidade de validação e dificuldade em lidar com frustrações. Ela ressaltou que comportamentos dessa natureza não surgem do dia para a noite e que, em muitos casos, há sinais prévios que poderiam ser observados ao longo do tempo.

A coluna reforça que saúde mental é questão de saúde pública e que buscar ajuda profissional diante de sinais de agressividade, intolerância à frustração ou sofrimento intenso é fundamental para prevenção. Quer entender quais alertas a sociedade precisa observar e como agir diante desses sinais? Ouça a coluna completa.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.