CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

‘Trago’ ou ‘trazido’? Qual o particípio do verbo ‘trazer’?

Quem explica as regrinhas é Lígia Boareto na coluna 'CBN Papo Certo'
particípio do verbo trazer
Quem explica as regrinhas é Lígia Boareto na coluna 'CBN Papo Certo'

Quem explica as regrinhas é Lígia Boareto na coluna ‘CBN Papo Certo’

O uso correto do particípio do verbo trazer é um tema que gera dúvidas. Muitos se questionam se o certo é “trago” ou “trazido”. De acordo com a mestre em Linguística e Língua Portuguesa, Lígia Boareto, a forma correta é sempre “trazido”, pois o verbo “trazer” não é um verbo abundante, ou seja, não possui duas formas de particípio.

Formas Corretas de Emprego

A única forma aceitável de particípio para o verbo trazer é a regular, “trazido”. Assim, as frases corretas seriam: “Eu já tinha trazido”, “Eu havia trazido”, “O carro foi trazido”. A gramática normativa indica o uso exclusivo de “trazido” em contextos que exigem o particípio passado.

Quando usar “trago”?

Embora “trago” não seja a forma correta do particípio passado do verbo trazer, a palavra existe na língua portuguesa. Ela pode ser usada como substantivo, significando “gole”, como em “Que tal um trago?”. Também pode ser utilizada como verbo no presente do indicativo, como em “Eu trago o carro para o cliente testar”, significando “levar”. No caso do verbo “tragar”, o particípio passado é “tragado”.

Considerações Finais

A língua portuguesa apresenta nuances e particularidades que podem gerar confusão. A distinção entre o particípio passado do verbo trazer (“trazido”) e o uso de “trago” como substantivo ou verbo no presente do indicativo é fundamental para a escrita e a fala corretas. A consulta a gramáticas e dicionários é sempre recomendada para esclarecer dúvidas sobre a utilização de palavras e tempos verbais.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.