Construção seria uma continuação da rua São Francisco; objetivo é melhorar o trecho do cruzamento da Américo Batista com a Via
Um dos pontos mais críticos do trânsito em Ribeirão Preto está localizado na zona norte, no cruzamento da América Batista com a Via Norte. Motoristas enfrentam dificuldades constantes ao tentar fazer conversões na ponte em direção ao aeroporto ou outros bairros da região.
Caos no cruzamento
A situação se complica quando o semáforo abre, gerando disputas entre veículos que tentam acessar a Via Norte e aqueles que vêm em sentido contrário. A falta de respeito à sinalização por parte de motoristas que vêm da Avenida Eduardo Andrea Matarazzo, fechando a frente de quem tenta entrar na Via Norte, agrava ainda mais o problema, causando acidentes e reclamações frequentes.
Soluções em análise
A CBN entrou em contato com a Transap, responsável pela gestão do trânsito, que realizou estudos técnicos. Apesar de laudos apontarem a viabilidade de um semáforo de três tempos, a empresa descartou a instalação. Como alternativa, a Transap propôs a construção de uma segunda ponte na direção da Rua São Francisco, permitindo a transposição em mão única nos dois sentidos e facilitando as conversões à esquerda. A implantação desta solução ainda depende de aprovação e inclusão no plano de obras do município.
Próximos passos
Enquanto a solução definitiva não é implementada, motoristas continuam a enfrentar dificuldades no cruzamento. A CBN solicita que os ouvintes que conhecem outros pontos críticos de trânsito na cidade enviem mensagens para o número 996439050. Informações sobre a localização de radares também são bem-vindas. Neste sábado, os radares móveis estarão em operação na região central e na zona norte da cidade, com limites de velocidade de 60km/h e 70km/h em alguns pontos.



