Superintendência do departamento alegou que mudanças visam melhorar o fluxo de veículos e dar mais segurança aos pedestres
Nesta segunda-feira, dia [inserir data], novos semáforos entraram em funcionamento em Ribeirão Preto, causando mudanças no trânsito da cidade. As alterações visam melhorar o fluxo de veículos e a segurança dos pedestres.
Novos Semáforos em Pontos Estratégicos
Os semáforos foram instalados em três locais: na rotatória das avenidas Presidente Kennedy e Castelo Branco; em frente ao Batalhão da Polícia Militar; e na confluência da Avenida Kennedy com a Avenida Costabile Romano, próximo ao novo shopping. Segundo Antônio Carlos de Oliveira Jr., superintendente da Transherp, a instalação dos semáforos se justifica pela necessidade de melhor controle do tráfego e maior segurança para pedestres, principalmente na rotatória das avenidas Kennedy e Castelo Branco, onde havia congestionamento e insegurança.
Opiniões Divergentes sobre a Mudança
Apesar dos objetivos positivos, a mudança gerou opiniões divergentes. O advogado especialista em trânsito, Ademar Gomes Padrão Neto, destaca a importância de buscar alternativas para melhorar o trânsito, mas lembra que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a preferência em rotatórias é de quem já se encontra nela. Essa mudança de regra, portanto, pode causar confusão entre os motoristas. A instalação dos semáforos, segundo ele, influencia diretamente o comportamento dos motoristas. Além disso, Neto argumenta que a obra na Avenida Castelo Branco deveria ter sido ampliada para evitar cruzamentos em nível, tornando os semáforos desnecessários. Já o motorista Flávio Morotti critica a falta de agentes de trânsito para orientar os condutores durante a fase inicial de funcionamento dos novos semáforos, relatando quase acidentes devido à ausência de sinalização e orientação.
Leia também
Monitoramento e Possíveis Expansões
A Transherp afirma que técnicos do Departamento de Trânsito monitorarão diariamente os semáforos para avaliar as condições do trânsito e realizar ajustes necessários. Dependendo dos resultados desse período de avaliação, a instalação de mais semáforos em outras rotatórias da cidade poderá ser considerada.



